Nossa História

Move sua ideia. Mova seu negócio. Move você.
Há mais de 10 anos que os Territórios impulsionam empreendedores locais com propostas de valor únicas – únicas como cada pessoa e únicas como cada ideia. Temos incubadoras em locais também eles únicos: seja numa escola do Antigo Regime, dentro de um autódromo ou num mercado agroalimentar. Gostamos de “projetos chave na mão”: desenvolvemos projetos na íntegra para que no final só tenha de abrir a porta.

Horas de Trabalho

Monday - Friday 09:00AM-17:00PM
Saturday - Sunday FECHADOS
Top
 

Artigos

Desafios da Implementação de Incubadoras em Locais Improváveis – Estudo de Caso: Startup Portimão

 

Autores:
Inês Vieira Marques;
Luís Matos Martins;
Teresa Preta.

 

Este artigo apresenta os desafios da Startup Portimão, a incubadora de negócios do município de Portimão, implementada num local improvável. Um ano após a sua abertura, é relevante partilhar as práticas e estratégias que levaram a que esta incubadora se tornasse um caso de sucesso.

Modelos de Negócio das Organizações de Economia Social

 

Autores:
Luís Matos Martins;
Teresa Preta.

 

As organizações de Economia Social assumem um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade e deparam-se com um desafio constante: identificar estratégias que garantam a sua sustentabilidade financeira. Este artigo pretende refletir, baseando-se em revisão de literatura, em artigos científicos e em estudos de caso, sobre os modelos de negócio das organizações de Economia Social, através de uma abordagem que visa minimizar os patrocínios e a dependência de terceiros e que potência a geração e partilha de conhecimento.

Os desafios da dinamização das incubadoras de empresas – Estudo de Caso: Ericeira Business Factory

 

Autores:
Luís Matos Martins;
Teresa Preta.

 

Este artigo apresenta os desafios da EBF – Ericeira Business Factory, a incubadora de negócios na Ericeira, Municipio de Mafra, ao tentar alcançar reconhecimento no panorama nacional de empreendedorismo. Um ano e meio depois da abertura, é relevante partilhar as práticas e estratégias que permitiram que esta incubadora se tornasse um caso de sucesso.

Da Animação Sociocultural à economia criativa 1976-2016

 

Autores:
Luís Matos Martins;
Teresa Preta

 

Este artigo pretende fazer a ligação – não evidente à primeira vista – entre o conceito de Animação Sociocultural, que começou a ter expressão em Portugal nos anos 70, e a Economia Criativa, um conceito do século XXI. Em traços gerais, apesar de essa ponte não ser direta, ambos os conceitos convergem no tocante à animação territorial que levam a cabo. Fundamentaremos esta interligação com dois exemplos práticos: o projeto Marvila Recicla e a incubadora de negócios Ericeira Business Factory.